A combinação das tecnologias de redes emergentes, como localização em tempo real e sensores embutidos nos deixa transformar objetos do cotidiano em objetos inteligentes que podem entender e reagir conforme vão recebendo dados. A Internet das Coisas conecta milhares de dispositivos trocando informações entre si pela internet, mudando tudo, inclusive a nós mesmos.
A IoT representa a próxima evolução da Internet, dando um grande salto na capacidade de coletar, analisar, tratar e distribuir dados que nós podemos transformar em informações, conhecimento e, por fim, sabedoria. A IoT se tornará, se já não é, o foco principal de extrema importância em relação a mineração de dados.
Existem projetos já presentes em várias áreas, por exemplo: pulseiras para medir o desempenho no esporte, tornozeleiras eletrônicas no sistema prisional, pedágios automatizados, câmeras de monitoramento de segurança, carros autônomos, entre outros. Esses são sistemas embrionários de IoT; muitos outros surgirão e o passo mais importante é o que será feito com esses dados para melhorar a vida das pessoas.
Mas, em um mundo em que a existência de dispositivos que detectam, captam e registram os nossos movimentos é cada vez mais comum, a perda de privacidade é uma preocupação bastante relevante e se deve levar em consideração. As tentativas de invasão aumentam, bem como a probabilidade destas serem bem-sucedidas.
Esses e outros aspectos importantes relacionados à segurança para internet das coisas tornam-se grandes desafios para as empresas, indústrias, governos, organizações de normas técnicas e instituições acadêmicas.
Fontes:
CISCO, A Internet das Coisas Como a próxima evolução da Internet está mudando tudo. Diponível em: https://www.cisco.com/c/dam/global/pt_br/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf. Acesso em 9 out. 2018.
TECMUNDO, Afinal, o Brasil está preparado para receber a Internet das Coisas? Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet-das-coisas/113677-brasil-preparado-receber-internet-coisas.htm. Acesso em 9 out. 2018.